O primeiro trabalho
O projeto contou com a participação de alunos da graduação do curso de Letras - Tradutor da Universidade do Sagrado Coração e foi desenvolvido nos laboratórios de informática e Radio da universidade.
Em entrevista com a aluna de Letras - Português e Inglês, Simone Bezerra da Silva, analisamos o processo de criação e elaboração da legenda, a qual é realizada antes da gravação da AD. "É um processo difícil, temos que conciliar a legenda com o tempo do vídeo, encaixando a gravação da imagem com a descrição da fala para ter melhor compreensão", comentou.
A coordenadora Drª. Leila Maria Gumushian Felipini acrescentou que o projeto foi um pedido proposto pelas profissionais da saúde da APAE - Bauru, que tomaram como partida a necessidade desta produção para apresentar a um público adolescente. "A APAE veio até nós propondo uma parceria para ajudar na acessibilidade e nos recursos para os deficientes visuais. Com isso, tratamos de descrever o vídeo que eles propuseram, que de início achamos que não iria dar certo. Durante a produção, encontramos obstáculos mas conseguimos elaborar com total demanda e conhecimento da tradução, superando as expectativas", relatou.

