Neste primeiro semestre de 2019, o grupo TradUSC possui 21 alunos integrantes, calouros e veteranos dos curso de Letras - Tradutor, Letras - Português e Inglês, e Psicologia.
Os alunos desenvolveram as AD's e LSE's (Legenda para surdos e ensurdecidos) dos curtas de animação “In a Heartbeat”, “Changing batteries” e “Mr. Indifferent”. Além disso, o curta “Eu não quero voltar sozinho”, audiodescrito pelo projeto em 2018, está sendo legendado neste semestre.
As reuniões para o desenvolvimento dos projetos ocorrem semanalmente às sextas-feiras nos laboratórios de informática e estúdio de rádio da Universidade Sagrado Coração (USC). Os alunos trabalham em grupos menores e são responsáveis por todas as etapas da elaboração da AD e da LSE.
Os grupos responsáveis pela produção da AD desenvolvem o roteiro, gravam a AD e editam o produto final. Já os grupos responsáveis pela produção das LSEs elaboram as legendas, sincronizam as mesmas em software específico e verificam a qualidade do produto final com base nos parâmetros técnicos da tradução para legendagem.
Os produtos acessíveis serão encaminhados para as técnicas de saúde da APAE - Bauru para serem utilizados com os pacientes dessa instituição e para a Associação de Surdos de Bauru para serem disponibilizados a seus associados. Os produtos também serão disponibilizados no canal do Youtube do TradUSC.
RESULTADO FINAL DO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018
Os projetos desenvolvidos em 2018, “Eu não quero voltar sozinho” e Thriller de Michael Jackson, tiveram um parecer positivo da APAE - Bauru e dos alunos contemplados, da mesma forma, considerações foram realizadas acerca das escolhas linguísticas.
Neste mesmo ano, o grupo ministrou uma Oficina de Audiodescrição e Legendagem Descritiva dirigida aos alunos dos cursos de Ciências Humanas da USC, além de apresentarem o grupo no evento anual do PROFT.
As ações desenvolvidas pelo TradUSC influenciaram alunos participantes a submeterem projetos de Iniciação Científica (IC), em 2019, relacionados ao tema e aos conhecimentos adquiridos, como também a promoção de um projeto de PIBIC-EM ainda em desenvolvimento.
Os projetos de IC enviados pelos alunos com orientação da Drª. Leila Maria Gumushian Felipini, coordenadora do TradUSC, foram aprovados pelo comitê da Universidade do Sagrado Coração e o desenvolvimento dos mesmos terá inicio no segundo semestre de 2019 e previsão de término no segundo semestre de 2020.




